SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Discursos que subyacen en la producciónconstitución de subjetividad de un grupo de estudiantes universitarios indígenasGastronomia afro-religiosa: profissionalização de mulheres negras de axé índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, José Miranda; MOREIRA, Nubia Regina  e  CRUSOE, Nilma Margarida de Castro. Escola e diversidade sexual: narrativa sobre identidade de gênero. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.642-663. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.642.

Partindo do questionamento sobre como a escola tem trabalhado a diversidade sexual nas práticas pedagógicas, objetiva-se com esse trabalho discutir questões que circundam as temáticas de gênero e diversidade no ambiente de ensino, bem como a efetividade desses conteúdos na prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa situada na sociologia compreensiva com a finalidade de, a partir das narrativas de uma estudante transexual, entender os melindres que as temáticas ainda suscitam na ação pedagógica. Além disso, o presente estudo também visa compreender as vivências e convivências no ambiente escolar de estudantes que transgridem os “enquadramentos” da normatividade compulsória através do entendimento e da manipulação de dispositivos encontrados na Fenomenologia de Schutz.

Palavras-chave : Diversidade Sexual; Educação; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )