SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Gastronomía afro-religiosa: profesionalización de mujeres negras de axéIdentidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: uma abordagem histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SOARES, Cecília Conceição Moreira; SANTOS, Pedro Paulo Fonseca dos  y  VIRGENS, Antônio Mario das. Mulher negra no mundo do trabalho: identidade étnico-racial na educação profissional. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.677-692. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.677.

O presente artigo Mulher negra no mundo do trabalho: identidade étnicoracial na educação profissional apresenta resultados de análise de material da pesquisa sobre a educação profissional, no curso de Logística e Transporte, com ênfase na formação profissional de jovens negras enfatizando sua autoestima e aspectos relacionados às questões identitárias de gênero, raça/cor e classe. Foram realizadas entrevistas e analisadas as práticas educativas para o mundo do trabalho, investigando a atuação dos profissionais em educação à frente de salas de aulas, enfatizando a questão da autoestima e identidade étnica-racial das mulheres negras enquanto alunas do curso. O lócus de pesquisa selecionado é o Centro de Ensino em Educação Profissional (CEEP) em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador-Bahia, a escolha do mesmo se baseia na percepção de que a área de formação ofertada por esse centro é vista como potencializadora para inserção no mundo do trabalho. A educação e a formação para o trabalho, historicamente, se apresentam como caminho mais viável de promoção social e enfrentamento das desigualdades. Essas entrevistas foram realizadas tendo como base as orientações do comitê de ética da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cujo projeto foi submetido e aprovado.

Palabras clave : Educação Profissional; Mulher Negra; Identidade; Gênero; Raça.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )