SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Mujer negra en el mundo del trabajo: identidad étnico-racial en la educación profesionalEm gênero e sexualidade aprende-se pela repetição com diferença: cenas escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MORAES, Gustavo Henrique  y  KIPNIS, Bernardo. Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: uma abordagem histórica. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.693-716. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.693.

Os Institutos Federais vêm enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Com a finalidade de compreender as raízes deste tensionamento, este artigo traz uma abordagem histórica desse processo.

Palabras clave : Institutos Federais de Educação; Ciência e Tecnologia; Educação Profissional e Tecnológica; Identidade de Escola Técnica; Vontade de Universidade; Nova Institucionalidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )