SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: uma abordagem histórica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PICCHETTI, Yara de Paula  and  SEFFNER, Fernando. Em gênero e sexualidade aprende-se pela repetição com diferença: cenas escolares. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.717-739. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.717.

O artigo traz cenas ocorridas no ambiente escolar em que a heteronormatividade é propagada não só a partir da marginalização das expressões de gênero e sexualidade não-hegemônicas, mas principalmente pela minuciosa atuação da norma que induz pressupor a heterossexualidade como a sexualidade verdadeira. Há um conjunto sutil de pedagogias que nos convida a repetir a norma, acenando com benefícios de inserção social. Mas há contingências, indagações, interpelações, confrontos que nos fazem repetir com diferenças o que a norma prescreve, e este é o espaço da educação, sempre tensionada pela repetição da norma com diferenças, fruto dos novos contextos e das demandas das culturas juvenis.

Keywords : Heteronormatividade; Norma; Diferença; Repetição.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )