SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Cultura digital versus autoridade pedagógica: Tendências e desafiosTrabalho pedagógico com as narrativas: Processos de autoria e relações estéticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

HABOWSKI, Adilson Cristiano  e  CONTE, Elaine. A questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19689.  Epub 21-Dez-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19689.

O ensaio discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações e injustiças frente à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Tais concepções, embora distintas, convergem no caminho esclarecedor do (in)sucesso da experiência formativa pela educação, pois, compreende-se com Adorno, que a educação é uma experiência de reeducação da sociedade administrada, coisificada, enquanto para Freire é uma possibilidade de emancipação política, de autonomia do agir rumo à humanização dialógica e à superação do estado de opressão e alienação pela escola.

Palavras-chave : Theodor Adorno; Paulo Freire; Exílio; Totalitarismos; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )