SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24La cuestión del exílio en Theodor Adorno y Paulo FreireA (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GOMES DE OLIVEIRA, Paula. Trabalho pedagógico com as narrativas: Processos de autoria e relações estéticas. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18987.  Epub 21-Dic-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18987.

A aquisição da escrita representa um dos aspectos centrais do trabalho pedagógico com as crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Tratase de um processo marcado pela necessidade de se criar estratégias de contato e de interação das crianças com os fenômenos linguísticos em situação de uso. Nesse contexto, as narrativas literárias são muito utilizadas em de sala de aula, prova disso o fato de as professoras[1] prepararem o espaçotempo[2] adequado para a exploração das narrativas literárias e orais. Essas narrativas expressam um contexto de uso da linguagem escrita e oral e tornam-se alicerce para os estudos linguísticos, principalmente, para as atividades de leitura e escrita. Porém, uma dimensão importante do trabalho pedagógico com foco na escrita e leitura são os processos de desenvolvimento da autoria e as relações estéticas apreendidas nas narrativas. Este trabalho tem como objetivo discutir os processos de autoria das crianças em relação à escrita e às relações estéticas possíveis de serem estabelecidas a partir do contato com as narrativas. O aporte teórico baseouse em alguns estudos como os de Vigotski (2006), Vásquez (1982) e Bakhtin (2003). A pesquisa de cunho qualitativo e etnográfico ocorreu em uma escola dos primeiros anos do ensino fundamental, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Percebemos o potencial didático-pedagógico do trabalho com narrativas literárias para além do escopo dos estudos linguísticos, mas como forma de desenvolver uma criança-sujeito leitora/escritora competente, imaginativa e conhecedora das relações estéticas da linguagem.

Palabras clave : Escrita; Autoria; Relações estéticas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )