SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Pedagogical work with narratives: processes of authorship and aesthetic relationsLa doble visión de la educación permanente: dos perspectivas analíticas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MARINHO, Paulo  and  FREITAS, Marinaide. A (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19717.  Epub Dec 21, 2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19717.

O presente artigo tem por base um estudo de caso e enquadra-se numa abordagem dialógica – êmica e ética. Teve como objetivo identificar e caracterizar categorias êmicas-éticas que emergem na cultura escolar e profissional docente e que implicam nas ações cotidianas dos professores. A coleta e construção de dados, concretizou-se por meio de Focus Group com professores de uma escola da rede de ensino público brasileiro. Os dados apontam para simbioses na (re) produção de culturas profissionais docentes na cultura escolar caracterizadas por individualismo e sofrimento profissional, colaboração em enclaves, apartheids organizacionais/profissionais e presença de uma cultura de escola lutadora.

Keywords : Cultura escolar; Cultura Profissional Docente; Individualismo; Colaboração; Escola Lutadora.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )