SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24A (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professoresProdução de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ALHEIT, Peter  e  HERNANDEZ-CARRERA, Rafael M.. La doble visión de la educación permanente: dos perspectivas analíticas. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19170.  Epub 21-Dez-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19170.

Nos últimos anos se desenvolveu um debate sobre o conceito de Educação Permanente. Muitas vezes operou-se uma redução funcionalista, ainda que tenha conseguido relacionar com os processos de educação formal, como não formal e informal. Constatamos como a educação ao longo da vida instrumentaliza e emancipa ao mesmo tempo, isso nos permitiu nossa aproximação desse conceito em uma dupla perspectiva. A primeira está dedicada a explorar os recursos econômicos e culturais nas sociedades ocidentais. A segunda é uma visão mais centrada na ciência da educação, nos atores sociais individuais e em sua biografização. Este trabalho se ocupa das tensões que se dão entre estas duas perspectivas.

Palavras-chave : educação permanente; educação ao longo da vida; formação continuada; educação de adultos.; biografização.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )