SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Where are the others? changes and permanences in the social networks of support and care of quadriplegics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

NUNES, Cristiane Nobre  and  FURLANETTO, Ecleide Cunico. Narrativas de professores sobre sua formação e atuação em classes hospitalares. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18967.  Epub Nov 09, 2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18967.

No Brasil, as classes hospitalares são reconhecidas por lei como um direito das crianças e adolescentes hospitalizados. No entanto, o país conta com poucos hospitais que desenvolvem esse atendimento e, na maioria das vezes, prestado por profissionais que não possuem formação especifíca para esse fim. O artigo analisa as narrativas de sete professoras que atuam em classes hospitalares de um hospital da cidade de São Paulo, que presta atendimento a pessoas com tumores malignos. O foco da análise é ampliar a compreensão dos processos formativos desses professores e de oferecer subsídios para a formação de docentes que atuam nas classes hospitalares.

Keywords : Pedagogia hospitalar; Formação de professores de classes hospitalares; Pesquisa com narrativas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )