SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Onde estão os outros? mudanças e permanências nas redes sociais de apoio e cuidado de tetraplégicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NUNES, Cristiane Nobre  e  FURLANETTO, Ecleide Cunico. Narrativas de professores sobre sua formação e atuação em classes hospitalares. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18967.  Epub 09-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18967.

No Brasil, as classes hospitalares são reconhecidas por lei como um direito das crianças e adolescentes hospitalizados. No entanto, o país conta com poucos hospitais que desenvolvem esse atendimento e, na maioria das vezes, prestado por profissionais que não possuem formação especifíca para esse fim. O artigo analisa as narrativas de sete professoras que atuam em classes hospitalares de um hospital da cidade de São Paulo, que presta atendimento a pessoas com tumores malignos. O foco da análise é ampliar a compreensão dos processos formativos desses professores e de oferecer subsídios para a formação de docentes que atuam nas classes hospitalares.

Palavras-chave : Pedagogia hospitalar; Formação de professores de classes hospitalares; Pesquisa com narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )