SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Qué os profesores tienen a contar sobre su formación y actuación en clases hospitalesIncluir niños autistas en escuelas regulares. ¿Qué relación entre prácticas, formación e identidad profesional de los profesores de letras? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FREITAS, Juliana  y  COSTA, Lívia Fialho. Onde estão os outros? mudanças e permanências nas redes sociais de apoio e cuidado de tetraplégicos. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18961.  Epub 09-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18961.

A partir de um estudo que visou à análise da composição e recomposição das redes sociais de indivíduos tetraplégicos crônicos, estudamos as tensões e os paradoxos que emergem da situação de completa dependência de um indivíduo do auxílio de outras pessoas para garantir a sua sobrevivência. A pesquisa se inscreve no campo da investigação qualitativa. Analisamos, neste artigo, o caso de um jovem portador de tetraplegia adquirida. Os dados foram obtidos com base em narrativa biográfica e entrevistas guiadas por roteiros semiestruturados. A análise das mudanças e permanências das redes sociais de apoio mostrou ser um instrumento capaz de permitir uma melhor compreensão das dinâmicas de cuidado adotadas em situação de alta dependência. Evidenciou-se que a presença de uma rede social, mesmo que esvaziada e fragilizada, é determinante na adoção de estratégias positivas de enfrentamento da tetraplegia. Observou-se a importância de uma maior presença do Estado no suporte às famílias e também a sensibilização da sociedade a fim de acolher e não repudiar a diversidade resultante da deficiência.

Palabras clave : Rede social; Família; Cuidados em saúde; Tetraplegia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )