SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Narrativas de professores sobre sua formação e atuação em classes hospitalares.Incluir crianças autistas em escolas regulares. Qual relação entre práticas, formação e identidade profissional dos professores de letras? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FREITAS, Juliana  e  COSTA, Lívia Fialho. Onde estão os outros? mudanças e permanências nas redes sociais de apoio e cuidado de tetraplégicos. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18961.  Epub 09-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18961.

A partir de um estudo que visou à análise da composição e recomposição das redes sociais de indivíduos tetraplégicos crônicos, estudamos as tensões e os paradoxos que emergem da situação de completa dependência de um indivíduo do auxílio de outras pessoas para garantir a sua sobrevivência. A pesquisa se inscreve no campo da investigação qualitativa. Analisamos, neste artigo, o caso de um jovem portador de tetraplegia adquirida. Os dados foram obtidos com base em narrativa biográfica e entrevistas guiadas por roteiros semiestruturados. A análise das mudanças e permanências das redes sociais de apoio mostrou ser um instrumento capaz de permitir uma melhor compreensão das dinâmicas de cuidado adotadas em situação de alta dependência. Evidenciou-se que a presença de uma rede social, mesmo que esvaziada e fragilizada, é determinante na adoção de estratégias positivas de enfrentamento da tetraplegia. Observou-se a importância de uma maior presença do Estado no suporte às famílias e também a sensibilização da sociedade a fim de acolher e não repudiar a diversidade resultante da deficiência.

Palavras-chave : Rede social; Família; Cuidados em saúde; Tetraplegia.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )