SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Onde estão os outros? mudanças e permanências nas redes sociais de apoio e cuidado de tetraplégicosHistórias de vida e esclerose múltipla: Trabalho biográfico e formação de paciente expert na França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DIZERBO, Anne. Incluir crianças autistas em escolas regulares. Qual relação entre práticas, formação e identidade profissional dos professores de letras?. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18965.  Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18965.

A política de inclusão desenvolvida no escopo da lei 2005 na França concedeu o direito à escolarização em escolas regulares às crianças deficientes. Torna-se, então, importante compreender os efeitos dessa mudança para as práticas dos professores. Este trabalho apresentará o início de uma pesquisa qualitativa inscrita no campo da pesquisa biográfica em educação, a fim de questionar a inclusão das crianças autistas no ensino fundamental II e ensino médio face a professores de letras que não receberam nenhuma formação específica. A partir de entrevistas biográficas, pretende-se discutir sobre os diferentes fatores que influenciam as práticas docentes, em especial a construção da identidade profissional dos professores a partir de uma perspectiva múltipla, dinâmica, individual e social, considerando as concepções éticas que estão na base desta política.

Palavras-chave : Inclusão; Deficiência; Identidade profissional; Formação.

        · resumo em Francês | Espanhol | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )