SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Reaprender en la vida: un existir en un tiempo del despuésPOST-IT: narrativas biográficas y enfermedades crónicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SOUSA, Clara Maria Miranda de; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza  y  SANTOS, Tamires de Lima Sousa. Experiência de autocuidado nos processos formativos: uma análise fenomenológica hermenêutica. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18984.  Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18984.

O artigo relata a experiência de estudantes envolvidos em um projeto que tem como foco o autocuidado, visando, por meio deste, a promoção da saúde dos docentes de uma rede municipal de ensino. Antes de irem a campo, os estudantes vivenciaram formações relacionadas ao autocuidado, elaborando experiências e saberes implicados no processo. Com essa perspectiva, percebe-se que uma preparação prévia no aspecto formativo, ao desenvolver projetos sobre cuidado, se mostra uma possibilidade de exercitar maneiras diversificadas de preocupação e ocupação consigo mesmo, assim como de formar aprendizes críticos e reflexivos, para uma atuação mais consciente e significativa.

Palabras clave : Experiência; Formação; Autocuidado.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )