SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Post-it: Narrativas biográficas e doenças crônicasO olhar do outro sobre a obesidade: uma aprendizagem sobre a rejeição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Enio Rodrigues da  e  CUNHA, Daisy Moreira. O gesto profissional em psiquiatria: Um debate de normas em múltiplas dimensões. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18974.  Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18974.

Produto de uma pesquisa de doutorado (UFMG/2016), o artigo parte de vários desconfortos e questionamentos presentes na prática profissional de um dos autores, de modo a confrontar saberes em diversos campos epistêmicos: normas antecedentes da Psiquiatria, as Clínicas do Trabalho e as práticas em Saúde Mental no contexto da Reforma Psiquiátrica. Tendo como campo de pesquisa um dos serviços substitutivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Betim/ MG, o CAPS III - Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Betim Central -, foi analisado um caso, e, nele, um gesto profissional delimitado e discutido. Em síntese, apresentamos um epítome do conceito de gesto profissional em três níveis de complexidade.

Palavras-chave : Atividade; Psiquiatria; Gesto profissional; Trabalho.

        · resumo em Francês | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )