SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24O gesto profissional em psiquiatria: Um debate de normas em múltiplas dimensõesNarrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ARAUJO, Kênya Lima de; FREITAS, Maria do Carmo Soares de  e  PENA, Paulo Gilvane Lopes. O olhar do outro sobre a obesidade: uma aprendizagem sobre a rejeição. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18958.  Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18958.

O presente estudo no campo da fenomenologia mostra em fragmentos biográficos de uma obesa na cidade de Salvador, Bahia, uma construção sociocultural panóptica que julga impiedosamente a obesidade, inscrevendo-a como uma experiência de sofrimento, aprendizagem e suporte terapêutico para o cuidado de si. ‘Obesidade e mundo’ é como se define esse conjunto humano sem dualidade sujeito/objeto. Esta quebra dual se realiza na construção de pertencimento entre um e outro, reciprocamente. O mundo circunda obesidade e essa se constitui enquanto ser-obeso-sendo em um processo de pertencimento na cotidianidade. Trata-se, pois, de um acontecimento temporal em que a obesa se mantém em sua origem constitutiva de sujeito engordante, em uma sociedade engordante. Aparentemente não espera nada do outro que a observa, mas ressente. Normal e patológico se confundem para velar ou desvelar obesidade enquanto sintoma social. Ela, a obesa, se percebe numa redução do espaço público provocada pelo estigma do outro. A obesidade percebida pelo olhar do outro convida a obesa a romper a impessoalidade e a voltar-se para si. Ao especular não há um reflexo nítido, mas uma imagem conflitiva em que se misturam sentidos como rejeição e valor de si. O olhar que a rejeita é o mesmo que se distancia e julga obesidade. Assim, a obesa ao voltar-se contra sua imagem, obesidade, experimenta uma aprendizagem única do que pode observar e encontra abertura com terapias corporais para vivenciar o corpo na sociedade.

Palavras-chave : Obesidade; Aprendizagem sobre o corpo; Estigma.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )