SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The look of the others about obesity: a learning about the rejectionPerformance of nursing in schools from the perspective of primary education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PASSEGGI, Maria da Conceição  and  ROCHA, Simone Maria da. Narrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendo. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18969.  Epub Nov 15, 2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18969.

Quais concepções de ensino emergem nas narrativas de docentes que atuam em classe hospitalar? Que conteúdos escolares são ensinados nesse ambiente? O que contam professores sobre suas experiências com crianças e adolescentes com doenças crônicas? Tais questionamentos vêm guiando nossas reflexões na busca de depreender nuances das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar pediátrico. As narrativas autobiográficas de professoras nos dão pistas concretas sobre ensinar e aprender na classe hospitalar, mostrando a necessidade de um posicionamento político e ético na atenção à criança hospitalizada, o cuidado compartilhado entre profissionais que desejam um atendimento de qualidade aos educandos em tratamento de saúde, abrindo expectativas para compreender as “redes de atenção à saúde” como espaços instituintes do acompanhamento enquanto lugar de dialogicidade e cooperação na escola.

Keywords : Classe hospitalar; Experiências docentes; Narrativas; Acompanhamento.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )