SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Narrativas de experiencias docentes en clase hospitalaria: encinar aprendiendoNarrativas positivas: vulnerabilidad de mujeres al VIH / sida en relaciones heterosexuales de conjugalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SCARPINI, Neire Aparecida Machado et al. Atuação da enfermagem na escola na perspectiva de professores da Educação Básica. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18968.  Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18968.

A atuação da enfermagem em escolas contribui para o desenvolvimento e a manutenção de hábitos de vida saudáveis dos escolares. Analisa-se as ações de promoção da saúde na escola sob a perspectiva do professor da educação básica. Trata-se de um estudo qualitativo. Participaram 28 professores de três escolas públicas de um município paulista, campos de estágio dos estudantes de enfermagem. Realizou-se 6 grupos focais. Os dados foram analisados seguindose a unidade de análise temática de Vigotski. As atividades foram consideradas como importantes na redefinição de hábitos de vida e modos de cuidado. A contribuição original do estudo reside: no exame de uma prática pouco explorada no campo da formação do enfermeiro no Brasil; na avaliação de outra categoria profissional do cenário prático sobre esse tipo de atuação.

Palabras clave : Enfermagem; Educação Básica; Promoção da Saúde.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )