SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Narrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendoNarrativas posithivas: vulnerabilidade de mulheres ao hiv/aids em relações heterossexuais de conjugalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SCARPINI, Neire Aparecida Machado et al. Atuação da enfermagem na escola na perspectiva de professores da Educação Básica. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18968.  Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18968.

A atuação da enfermagem em escolas contribui para o desenvolvimento e a manutenção de hábitos de vida saudáveis dos escolares. Analisa-se as ações de promoção da saúde na escola sob a perspectiva do professor da educação básica. Trata-se de um estudo qualitativo. Participaram 28 professores de três escolas públicas de um município paulista, campos de estágio dos estudantes de enfermagem. Realizou-se 6 grupos focais. Os dados foram analisados seguindose a unidade de análise temática de Vigotski. As atividades foram consideradas como importantes na redefinição de hábitos de vida e modos de cuidado. A contribuição original do estudo reside: no exame de uma prática pouco explorada no campo da formação do enfermeiro no Brasil; na avaliação de outra categoria profissional do cenário prático sobre esse tipo de atuação.

Palavras-chave : Enfermagem; Educação Básica; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )