SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Atuação da enfermagem na escola na perspectiva de professores da Educação BásicaExperiências narrativas: Um relato de formação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NASCIMENTO, Patrícia Chaves do  e  KIND, Luciana. Narrativas posithivas: vulnerabilidade de mulheres ao hiv/aids em relações heterossexuais de conjugalidade. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18957.  Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18957.

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa sobre a vulnerabilidade ao HIV/aids em narrativas de mulheres que se tornaram soropositivas em relações heterossexuais de conjugalidade. De escopo qualitativo, a pesquisa guiou-se por princípios metodológicos da pesquisa narrativa, combinando-se estratégias de produção de dados: pesquisa bibliográfica crítica; observação participante; entrevistas narrativas; e diário de campo. As entrevistas foram transcritas e analisadas com apoio de um software de análise de dados qualitativos (ATLAS.ti), articulando-se ferramentas de análise de narrativas nas perspectivas temática, estrutural e dialógico-performativa. Os resultados demonstram que as narrativas são ricas fontes de dados sobre as vulnerabilidades classificadas como individuais, sociais e programáticas em fontes governamentais e na literatura acadêmica. Estas vulnerabilidades permeiam o cotidiano das mulheres em relações de conjugalidade e têm como pano de fundo as desigualdades de gênero.

Palavras-chave : Narrativas; Mulheres; Vulnerabilidades; HIV/aids.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )