SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Narrativas positivas: vulnerabilidad de mujeres al VIH / sida en relaciones heterosexuales de conjugalidadUna vida en "condición crónica de la enfermedad" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GOULART, Patrícia Martins; PEZZATO, Luciane Maria  y  JUNQUEIRA, Virgínia. Experiências narrativas: Um relato de formação em saúde. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18978.  Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18978.

Apresentamos uma discussão com base no módulo “Encontros e Produção de Narrativas”, parte integrante da matriz curricular de uma formação universitária em saúde. O estudo decorre de relatos referentes à dimensão da experiência em campo vivenciada pelos estudantes, contemplando a escuta de usuários/as vinculados a Unidades de Saúde, com atenção às demandas de saúde. Durante um semestre, duplas de estudantes realizam visitas domiciliares quinzenais aos usuários/as, produzindo diários de campos que serão base para a construção de uma narrativa. O processo situa a narrativa como recurso pedagógico potente, para a tomada de consciência de si, do outro e das condições concretas de existência.

Palabras clave : Narrativas; Saúde; Educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )