SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Orientación para la formación de la conciencia gramatical en la educación primaria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

LONGAREZI, Andréa Maturano  and  SOUSA, Walêska Dayse Dias de. Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19815.  Epub Feb 13, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815.

O artigo discute uma concepção de “Obutchénie por Unidades” como proposição para uma didática dialética, no contexto da educação pública brasileira. Como aporte teórico o trabalho fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Didática Desenvolvimental. O texto problematiza unidades possíveis para uma obutchénie desenvolvedora, a partir de intervenções didático-formativas realizadas por pesquisadores do Gepedi. Da unidade primária “ensino-aprendizagem” (obutchénie) e da unidade obutchénie-desenvolvimento, propõem-se como fundamentos orientadores da organização didática as unidades conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento.

Keywords : Ensino Desenvolvimental; Obutchénie-desenvolvimento; Obutchénie por Unidades; Educação Pública Brasileira; Educação Dialética.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )