SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Orientación para la formación de la conciencia gramatical en la educación primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LONGAREZI, Andréa Maturano  y  SOUSA, Walêska Dayse Dias de. Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19815.  Epub 13-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815.

O artigo discute uma concepção de “Obutchénie por Unidades” como proposição para uma didática dialética, no contexto da educação pública brasileira. Como aporte teórico o trabalho fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Didática Desenvolvimental. O texto problematiza unidades possíveis para uma obutchénie desenvolvedora, a partir de intervenções didático-formativas realizadas por pesquisadores do Gepedi. Da unidade primária “ensino-aprendizagem” (obutchénie) e da unidade obutchénie-desenvolvimento, propõem-se como fundamentos orientadores da organização didática as unidades conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento.

Palabras clave : Ensino Desenvolvimental; Obutchénie-desenvolvimento; Obutchénie por Unidades; Educação Pública Brasileira; Educação Dialética.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )