SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedoraGalperin revisitado desde el pensamiento complejo: autoorganización del aprendizaje-desarrollo humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ROSAS ALVAREZ, Daniel  e  SOLOVIEVA, Yulia. Orientación para la formación de la conciencia gramatical en la educación primaria. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e20207.  Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20207.

Discute-se o problema do ensino de gramática que favorece o desenvolvimento da consciência linguística em alunos do ensino fundamental. Apresenta-se uma proposta de ensino para o desenvolvimento em que conceitos elaborados a partir da abordagem histórico-cultural e da teoria da atividade são recuperados. As orientações do método são mostradas assim como exemplos da conclusão das tarefas pelos alunos. Por fim, discutimos a necessidade de introduzir um trabalho pedagógico voltado para a formação da consciência gramatical em estudantes a partir da aplicação do conceito básico de ação.

Palavras-chave : Base orientadora da ação; Zona de desenvolvimento proximal; Gramática; Teoria histórico-cultural; Teoria da atividade; Ensino desenvolvedor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )