SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Orientación para la formación de la conciencia gramatical en la educación primariaControle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FARINAS LEON, Gloria. Galperin revisitado desde el pensamiento complejo: autoorganización del aprendizaje-desarrollo humano. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e20243.  Epub Feb 13, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20243.

Este ensaio analisa as contribuições da teoria de Galperin que nos falam das complexas posições e visões dialéticas presentes em seu trabalho que podem ser sistematizadas de acordo com as demandas atuais de construção do conhecimento propostas pela abordagem da complexidade. Entre essas contribuições: a observação cuidadosa do que acontece na zona de desenvolvimento proximal; o papel da regulação interna da fala; a diferenciação entre características psicológicas primárias e secundárias; a interpretação da autonomia como característica secundária; entre outros de interesse para uma integração complexa de conhecimento.

Keywords : Complexidade; Auto-organização; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )