SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Orientación para la formación de la conciencia gramatical en la educación primariaControle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FARINAS LEON, Gloria. Galperin revisitado desde el pensamiento complejo: autoorganización del aprendizaje-desarrollo humano. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e20243.  Epub 13-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20243.

Este ensaio analisa as contribuições da teoria de Galperin que nos falam das complexas posições e visões dialéticas presentes em seu trabalho que podem ser sistematizadas de acordo com as demandas atuais de construção do conhecimento propostas pela abordagem da complexidade. Entre essas contribuições: a observação cuidadosa do que acontece na zona de desenvolvimento proximal; o papel da regulação interna da fala; a diferenciação entre características psicológicas primárias e secundárias; a interpretação da autonomia como característica secundária; entre outros de interesse para uma integração complexa de conhecimento.

Palabras clave : Complexidade; Auto-organização; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )