SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Galperin revisitado desde el pensamiento complejo: autoorganización del aprendizaje-desarrollo humanoSistematização da tabuada em duas proposições de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BELTRAN NUNEZ, Isauro; PINHEIRO, Magda Maria  y  GONCALVES, Paulo Gonçalo Farias. Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19721.  Epub 13-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19721.

Durante as últimas décadas, a autorregulação da aprendizagem considerada um aspecto da personalidade relacionado aos mecanismos da atenção voluntária que o sujeito realiza sobre suas ações, tem sido uma preocupação relevante na investigação educacional. No caso da aprendizagem, a autorregulação diz respeito à atividade para aprender. Sendo assim, neste artigo, realiza-se uma discussão sobre o processo de formação do controle interno como forma de atenção e mecanismo da autorregulação da aprendizagem por parte dos estudantes, na educação escolar, com base na Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, no contexto da Didática Desenvolvimentista.

Palabras clave : Controle interno; Aprendizagem; Teoria de Galperin.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )