SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Galperin revisitado desde el pensamiento complejo: autoorganización del aprendizaje-desarrollo humanoSistematização da tabuada em duas proposições de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BELTRAN NUNEZ, Isauro; PINHEIRO, Magda Maria  e  GONCALVES, Paulo Gonçalo Farias. Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19721.  Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19721.

Durante as últimas décadas, a autorregulação da aprendizagem considerada um aspecto da personalidade relacionado aos mecanismos da atenção voluntária que o sujeito realiza sobre suas ações, tem sido uma preocupação relevante na investigação educacional. No caso da aprendizagem, a autorregulação diz respeito à atividade para aprender. Sendo assim, neste artigo, realiza-se uma discussão sobre o processo de formação do controle interno como forma de atenção e mecanismo da autorregulação da aprendizagem por parte dos estudantes, na educação escolar, com base na Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, no contexto da Didática Desenvolvimentista.

Palavras-chave : Controle interno; Aprendizagem; Teoria de Galperin.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )