SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. GalperinAtividade Orientadora de Ensino: fundamentos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ROSA, Josélia Euzébio da  and  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Sistematização da tabuada em duas proposições de ensino. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e20109.  Epub Feb 13, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20109.

Investigamos o movimento de sistematização da tabuada proposta em dois livros didáticos do segundo ano do ensino fundamental, um brasileiro e outro russo. Constatamos que as duas proposições seguem movimentos distintos. Na brasileira, a tabuada surge a partir da observação das quantidades. A essência conceitual resulta da aparência externa dos agrupamentos, carente de análise nas relações que geram sua lógica interna. Na proposição russa, por sua vez, o ensino da tabuada contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular, a partir das relações entre grandezas discretas e contínuas.

Keywords : Educação matemática; Proposições de ensino; Tabuada.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )