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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ROSA, Josélia Euzébio da  e  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Sistematização da tabuada em duas proposições de ensino. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e20109.  Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20109.

Investigamos o movimento de sistematização da tabuada proposta em dois livros didáticos do segundo ano do ensino fundamental, um brasileiro e outro russo. Constatamos que as duas proposições seguem movimentos distintos. Na brasileira, a tabuada surge a partir da observação das quantidades. A essência conceitual resulta da aparência externa dos agrupamentos, carente de análise nas relações que geram sua lógica interna. Na proposição russa, por sua vez, o ensino da tabuada contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular, a partir das relações entre grandezas discretas e contínuas.

Palavras-chave : Educação matemática; Proposições de ensino; Tabuada.

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