Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio and SERRAO, Maria Isabel Batista. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19817. Epub Feb 13, 2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817.
Neste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente abordase a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria históricocultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.
Keywords : Teoria da Atividade; Atividade Orientadora de Ensino; Educação escolar.