SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Sistematização da tabuada em duas proposições de ensinoPrincípios didáticos e movimentos para uma “Obutchénie por Unidades” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio  and  SERRAO, Maria Isabel Batista. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19817.  Epub Feb 13, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817.

Neste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente abordase a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria históricocultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.

Keywords : Teoria da Atividade; Atividade Orientadora de Ensino; Educação escolar.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )