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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio  e  SERRAO, Maria Isabel Batista. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19817.  Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817.

Neste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente abordase a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria históricocultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.

Palavras-chave : Teoria da Atividade; Atividade Orientadora de Ensino; Educação escolar.

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