SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Atividade Orientadora de Ensino: fundamentosDidática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge; SOUZA, Leandro Montandon de Araújo  y  FEROLA, Bianca de Carvalho. Princípios didáticos e movimentos para uma “Obutchénie por Unidades”. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19820.  Epub 13-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19820.

A formação de um pensar teórico com conceitos científicos na educação escolar encontra sua unidade constitutiva na relação dialética do processo “obutchénie- desenvolvimento”. Entretanto, tal objetivação implica apropriação didáticopedagógica do professor e autotransformação do estudante. No texto, abordamos movimentos e princípios didáticos, como sínteses possíveis, decorrentes desse processo em um conjunto de pesquisas teórico-práticas em escolas públicas de MG, desenvolvido à luz da teoria histórico-cultural, didática desenvolvimental, método histórico-dialético e intervenção didático-formativa. Resultados apontam que a essência desse processo opera-se pelas “unidades” (Longarezi, 2017).

Palabras clave : Didática desenvolvimental; Conceitos científicos; Princípios didáticos; Pensar teórico; Obutchénie por Unidades.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )