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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira  e  LIBANEO, José Carlos. Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e21850.  Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21850.

O artigo apresenta a concepção de didática desenvolvimental e discute sua relevância para as práticas de ensino-aprendizagem no contexto brasileiro. A didática desenvolvimental pode constituir-se como referência aos educadores brasileiros para práticas de ensino em contraposição ao modelo de educação escolar baseado em resultados. Fazemos referência à constituição e implantação do Sistema de Ensino Elkonin-Davydov na Rússia e em seguida apresentamos a teoria de Davydov, em especial, seus princípios e elementos que fundamentam a didática desenvolvimental. Por fim, são apontadas as contribuições da didática desenvolvimental para práticas de ensino-aprendizagem na educação escolar brasileira frente às políticas educacionais neoliberais em curso no país.

Palavras-chave : didática; ensino desenvolvimental; políticas educacionais.

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