SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no BrasilDesdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

VALDES PUENTES, Roberto  e  FERNANDEZ AQUINO, Orlando. Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e20106.  Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106.

O presente artigo tem caráter introdutório. Nele encontram-se algumas pistas sobre o lugar ocupado, o papel desempenhado e a evolução experimentada pelo sistema didático desenvolvimental Zankoviano, em relação aos demais sistemas (Galperin-Talizina e Elkonin-Davidov), surgido no interior do ensino desenvolvimental da atividade. O sistema Zankoviano tem como base os pressupostos formulados por Vigotski e Rubinstein sobre a influência recíproca entre os processos de obutchénie (ensino-aprendizagem) e de desenvolvimento do psiquismo humano. O objetivo do texto é o tratar, em particular, da trajetória percorrida e das principais contribuições teóricas do sistema Zankoviano ao longo dos primeiros vinte anos (1957-1977). Para tanto, procurou-se: a) estabelecer as etapas evolutivas do sistema, a partir da sistematização de sua gênese e processo histórico; b) analisar, ao mesmo tempo, as contribuições teóricas e práticas que o sistema realizou por intermédio das pesquisas em laboratórios, em escolas experimentais e na rede pública de educação básica. O acesso a um volume relativamente grande e valioso de obras em russo, inglês e espanhol - a maior parte dele desconhecido no Brasil – permitiu elaborar um texto que, se bem ainda tem caráter introdutório, poderá ser útil para pesquisas futuras.

Palavras-chave : Didática; Desenvolvimento; Atividade; Sistema Zankoviano.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )