SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Espaços e tempos de escolarização: marcas dos dispositivos disciplinaresBebês no coletivo da creche: Encontros e provocações redimensionando o fazer pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

AGUIRRE, Jonathan  e  PORTA, Luis. Sentidos e potencialidades do registro (auto)etnográfico na pesquisa biográfica-narrativa. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e20077.  Epub 09-Jun-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.20077.

Este artigo trata dos sentidos e das potencialidades epistemológico-metodológicas que o registro autoetnográfico assume na pesquisa biográfico-narrativa a partir das histórias pesquisadas pelo pesquisador social no decorrer do trabalho de campo de uma pesquisa qualitativa sobre políticas públicas de formação docente.Utilizando o registro autoetnográfico, fica evidente que a autoetnografia narrativa, ao possibilitar reconstruir a experiência dos sujeitos investigados por meio de suas próprias histórias, implica emocionalmente o pesquisador social a partir de suas próprias sensibilidades e subjetivações, objetivando-as e validando-as no processo de interpretação dos dados recolhidos na investigação.

Palavras-chave : Autoetnografia; Pesquisa biográfica-narrativa; Reflexividade; Pesquisa social.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )