SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Babies in the kindergarten collective group: meetings and provocations redirecting the pedagogy dutiesThe construction of learning how to teach: listening to undergrads in supervised curriculum internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CORREA, Jordana  and  OLIVEIRA, Neiva Afonso. O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e19956.  Epub Aug 28, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19956.

Este artigo visa discutir aspectos dos romances de formação (Bildungsromane) a partir da análise das obras autobiográficas de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), O meu pé de laranja lima (1968) e Vamos aquecer o sol (1974). Buscamos como aliadas teóricas algumas comentadoras do tema interdisciplinar que se calca na Filosofia e na Literatura e que embasa nossas investigações, como Barbara Freitag, Cristina Pinto e Wilma Patrícia Maas. As três obras de Vasconcelos podem ser consideradas romances de formação a partir da perspectiva de que os conceitos estão em constante movimento, fazendo com que novas características integrem-se ao formato dos Bildungsromane do século XXI.

Keywords : O meu pé de laranja lima; Romance de Formação; Filosofia e Literatura; Filosofia da Educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )