SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descobertaAbordaje Triangular. Estudio crítico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati  and  SILVA, Ivone Maria Mendes. A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24016.  Epub Nov 22, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016.

A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (Illeris, 2013; Lave, 2013) que a oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com os quais trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re) construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.

Keywords : Formação de professores; Aprendizagem da docência; Processos e contextos formativos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )