SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descobertaAbordaje Triangular. Estudio crítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati  e  SILVA, Ivone Maria Mendes. A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24016.  Epub 22-Nov-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016.

A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (Illeris, 2013; Lave, 2013) que a oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com os quais trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re) construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.

Palavras-chave : Formação de professores; Aprendizagem da docência; Processos e contextos formativos.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )