SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25The construction of learning how to teach: listening to undergrads in supervised curriculum internshipCompulsory registration in kindergartens: analysis from the families’ point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FERNANDEZ DIAZ, Hamlet. Abordaje Triangular. Estudio crítico. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23379.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23379.

O trabalho apresenta considerações críticas sobre a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Como introdução, sintetizam-se os problemas específicos enfrentados pela educação artística no Brasil na década de 1980, em resposta aos quais a pesquisadora propõe sua concepção de arte-educação. No corpo do trabalho, os principais aspectos conceituais da Abordagem Triangular são analisados. Especial ênfase é colocada na noção de contextualização, problematizando-se sua pertinência como ação didática externa ao processo global de leitura/compreensão das obras de arte. Finalmente, a abordagem pedagógica de Barbosa é caraterizada sobre o pano de fundo das concepções pós-modernas do ensino das artes visuais.

Keywords : Abordagem triangular; Arte-educação pós-moderna; Artes visuais; Leitura da obra de arte; Teoria da recepção.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )