SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25La construcción de la aprendizaje de la docencia: escuchando las licenciadas en práctica curricular con supervisiónObligación de matrícula en la fase preescolar: análisis del punto de vista de las familias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FERNANDEZ DIAZ, Hamlet. Abordaje Triangular. Estudio crítico. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23379.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23379.

O trabalho apresenta considerações críticas sobre a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Como introdução, sintetizam-se os problemas específicos enfrentados pela educação artística no Brasil na década de 1980, em resposta aos quais a pesquisadora propõe sua concepção de arte-educação. No corpo do trabalho, os principais aspectos conceituais da Abordagem Triangular são analisados. Especial ênfase é colocada na noção de contextualização, problematizando-se sua pertinência como ação didática externa ao processo global de leitura/compreensão das obras de arte. Finalmente, a abordagem pedagógica de Barbosa é caraterizada sobre o pano de fundo das concepções pós-modernas do ensino das artes visuais.

Palabras clave : Abordagem triangular; Arte-educação pós-moderna; Artes visuais; Leitura da obra de arte; Teoria da recepção.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )