SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionadoObrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FERNANDEZ DIAZ, Hamlet. Abordaje Triangular. Estudio crítico. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23379.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23379.

O trabalho apresenta considerações críticas sobre a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Como introdução, sintetizam-se os problemas específicos enfrentados pela educação artística no Brasil na década de 1980, em resposta aos quais a pesquisadora propõe sua concepção de arte-educação. No corpo do trabalho, os principais aspectos conceituais da Abordagem Triangular são analisados. Especial ênfase é colocada na noção de contextualização, problematizando-se sua pertinência como ação didática externa ao processo global de leitura/compreensão das obras de arte. Finalmente, a abordagem pedagógica de Barbosa é caraterizada sobre o pano de fundo das concepções pós-modernas do ensino das artes visuais.

Palavras-chave : Abordagem triangular; Arte-educação pós-moderna; Artes visuais; Leitura da obra de arte; Teoria da recepção.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )