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Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BISPO, Fabiana Carvalho da Silva. A retomada da Educação Profissional - O caso da Formulação do Pronatec. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e26422.  Epub 24-Mar-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26422.

A retomada da Política de Educação Profissional ocorreu em um contexto de recuperação do crescimento econômico do país onde se demandavam crescentes volumes de mão de obra especializada em contraste com um baixo nível de qualificação de parcela majoritária dos trabalhadores brasileiros. Assim, foi instituído, a partir da Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011, o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, com o objetivo democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de um conjunto de ações aumentando a produtividade e a competitividade do país, com inclusão social. O artigo se propõe assim a fazer uma reflexão sobre o processo de formulação do programa no contexto das mudanças que vêm ocorrendo na política educacional do país quanto à educação profissional.

Palabras clave : Educação Profissional; Pronatec; Política Educacional.

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