SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A retomada da Educação Profissional - O caso da Formulação do PronatecCulturas de intervenção pedagógica no reconhecimento do direito à educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ALMEIDA, Gabriela Freitas de. As redes de práticas educativas inovadoras no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e26425.  Epub 24-Mar-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26425.

Esse texto tem a intenção de analisar as redes de discussão e disseminação de práticas educativas alternativas que vem se desenvolvendo no Brasil. Num primeiro momento, trazemos um histórico das práticas educativas alternativas no Brasil. Posteriormente elencamos algumas redes sociais e grupos que têm se construído para apoiar e disseminar essas práticas, além de permitir a discussão e resolução dos problemas diários que se colocam nas escolas. E por último, a partir do trabalho de Paula Sibilia (2012), colocamos a importância dessas redes e desses espaços para a reflexão e desenvolvimento das práticas educativas alternativas.

Palavras-chave : Educação alternativa; Escolas inovadoras; Redes de práticas educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )