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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

STECANELA, Nilda  e  LEMONS, Caroline Caldas. Culturas de intervenção pedagógica no reconhecimento do direito à educação. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e22498.  Epub 24-Mar-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.22498.

O texto objetiva refletir sobre como o direito à educação tem sido concebido, vivido e percebido pelos docentes da Educação Básica e de que modo as práticas de intervenção pedagógica favorecem seu reconhecimento. As reflexões, ancoradas na Teoria do Reconhecimento e no Direito à educação, consideram as narrativas de professores do Ensino Fundamental de uma rede pública municipal sul brasileira. A análise documental, instrumento semiestruturado, e o Grupo Focal foram utilizados na construção dos dados, resultando em cinco culturas de intervenção pedagógica.

Palavras-chave : Direito à educação; Intervenção pedagógica; Reconhecimento dos direitos.

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