SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Por uma educação científica que problematize a mídiaControvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PAZ, Giovanni Scataglia Botelho; AVILA JUNIOR, Paulo de  and  LEAL, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa. Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: a bioquímica como contexto formativo. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e21587.  Epub Feb 11, 2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21587.

No presente artigo foram investigados os conhecimentos de educação científica de um grupo de professores de química, biologia e ciências, com especial atenção aos indicadores de alfabetização científica. A partir do oferecimento de um curso de extensão de formação continuada para esse grupo de professores, foram coletados os dados de pesquisa por intermédio do registro audiovisual das aulas e posterior transcrição das mesmas. Esses dados foram analisados de acordo com os indicadores de alfabetização científica, resultando na manifestação da maioria dos indicadores esperados em cada um dos episódios analisados, sendo que o curso oferecido auxiliou no processo de alfabetização científica destes profissionais. Assim, a principal contribuição desse trabalho consistiu na identificação e análise de indicadores de alfabetização científica, a fim de corporificar o quadro teórico das pesquisas em formação continuada de professores.

Keywords : Alfabetização científica; Formação continuada; Bioquímica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )