SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Por uma educação científica que problematize a mídiaControvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PAZ, Giovanni Scataglia Botelho; AVILA JUNIOR, Paulo de  y  LEAL, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa. Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: a bioquímica como contexto formativo. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e21587.  Epub 11-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21587.

No presente artigo foram investigados os conhecimentos de educação científica de um grupo de professores de química, biologia e ciências, com especial atenção aos indicadores de alfabetização científica. A partir do oferecimento de um curso de extensão de formação continuada para esse grupo de professores, foram coletados os dados de pesquisa por intermédio do registro audiovisual das aulas e posterior transcrição das mesmas. Esses dados foram analisados de acordo com os indicadores de alfabetização científica, resultando na manifestação da maioria dos indicadores esperados em cada um dos episódios analisados, sendo que o curso oferecido auxiliou no processo de alfabetização científica destes profissionais. Assim, a principal contribuição desse trabalho consistiu na identificação e análise de indicadores de alfabetização científica, a fim de corporificar o quadro teórico das pesquisas em formação continuada de professores.

Palabras clave : Alfabetização científica; Formação continuada; Bioquímica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )