SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: a bioquímica como contexto formativoEnsaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

WATANABE, Graciella  y  REIS, Pedro Guilherme Rocha dos. Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e21585.  Epub 11-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21585.

A pesquisa em educação em ciências expôs a dificuldade na implementação de controvérsias sócio-científicas em sala de aula, particularmente em relação à infraestrutura e à formação de professores para lidar com atividades que vão além dos conceitos científicos. Vários fatores desestimulam os professores atuais e futuros a trabalharem na educação básica (fundamental e secundária) quando enfrentam o desafio de incluir tópicos não consensuais em suas aulas de ciências. Tendo em conta a situação política brasileira, esta pesquisa ilustra como os futuros professores compreendem suas ações e desafios, ao implementar controvérsias sócio-científicas. No contexto, apresentamos uma fração do trabalho desenvolvido no projeto “We Act”, no qual pretendíamos pesquisar as percepções das relações de poder através das interpretações de Pierre Bourdieu e Paulo Freire. As concepções dos participantes sobre as relações de poder nas escolas, e como práticas políticas, surgem como particularmente relevantes para o que chamamos de “vigilância da profissão docente”. Consequentemente, devese reconhecer que o contexto escolar é construído por influências sociais maiores do que a escola e a comunidade a que pertence.

Palabras clave : Controvérsias sócio-científicas; Relações de poder; Formação de Professores; Pierre Bourdieu; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )