SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Ensaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humanoAlfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PIETROCOLA, Maurício  y  SOUZA, Carolina Rodrigues de. A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e19844.  Epub 11-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19844.

Ulrich Beck, em uma obra de 1986 intitulada "sociedade de risco", afirma que a vida social moderna se defronta com novas formas de perigo produzidas por ela mesma e que desafiam a humanidade. Isso implica que viver em uma "sociedade de risco" seria assumir uma atitude calculista em relação às possibilidades de ação, positivas e negativas, com que somos continuamente confrontados. Esse confronto impacta tanto a existência em nível individual, quanto em nível global. Neste trabalho pretende-se abordar de que forma essa avaliação da modernidade social impacta a noção de cidadania e coloca em suspensão as perspectivas contidas nas abordagens CTS e Alfabetização Científica e avança-se a discussão sobre os desafios da educação científica moderna reflexiva.

Palabras clave : Sociedade de Risco; Ulrich Beck; Educação CTS.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )