SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológicaEixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SESSA, Patrícia da Silva; PAIVA, Júlio Carvalho de; CASASCO, Emile Ferreira da Cunha  y  SILVA, João Rodrigo Santos da. Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e21588.  Epub 11-Feb-2019. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21588.

O presente artigo investiga as concepções sobre Alfabetização Científica (AC) de professores de Ciências de 6º ao 9º ano da rede pública de um município do interior paulista em um contexto de formação continuada. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas abertas sobre a atividade da formação, as concepções dos professores antes e depois dessas atividades. Como resultados, alguns professores apresentaram mudanças de suas concepções sobre Alfabetização Científica no que diz respeito à necessidade de métodos científicos, nos permitindo apontar a necessidade de continuidade de pesquisas que contemplem esse tipo de abordagem bem como as formações continuadas de professores.

Palabras clave : Alfabetização Científica; Formação de Professores; Formação continuada; Ensino de Ciências.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )